2018 © Associação Mundo Património

Rua 5 de Outubro, 22
7920-368 Vila Nova da Baronia
Portugal

(+351) 284 475 413

Dia Internacional
dos Monumentos e Sítios

comunidade e património

Data:

18 de Abril de 2012

Local:

Alvito, Alentejo

Por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 2012, comemorado no dia 18 de Abril, a Associação Mundo Património teve um dia em cheio com um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Alvito, que ficaram a conhecer de uma forma interactiva diferentes aspectos do Património Histórico de Alvito.

Da parte da manhã, os alunos puderam participar num atelier de Arqueologia conduzido pelo Arqueólogo Jorge Feio, natural de Alvito, que partilhou com os mais jovens algumas curiosidades sobre peças de escavações feitas por si. De seguida, os alunos e professoras deslocaram-se para uma quinta nas franjas da zona urbana de Alvito onde se podem encontrar vestígios arqueológicos da época do Império Romano, em particular, vestígios das antigas forjas de minério de ferro que se encontravam naquele local.

Com um dia iniciado em grande actividade à procura de “pedaços” do passado histórico de Alvito, o dia só acabaria depois de uma actividade que envolveu alguns jovens de Alvito que participaram na actividade “Rota do Fresco e Caça ao Tesouro ao Luar” na Igreja Matriz de Alvito.

Os participantes decalcaram o desenho de alguns dos milhares de azulejos pintados à mão que decoram o interior da Igreja Matriz de Alvito e levaram para casa os seus desenhos. Depois de verem as pinturas a fresco, todos participaram na Caça ao Tesouro ao Luar, onde o objectivo era procurar uma chave muito antiga, escondida dentro da Igreja Matriz, que estava completamente às escuras. Com a ajuda de lanternas, foi uma actividade que finalizou um dia muito preenchido com a descoberta do mundo do Património!